sexta-feira, fevereiro 23, 2007

na casa dos trinta

Safo, por Charles-August Mengin- 1877



Na casa dos trinta...Cristo morreu crucificado, katherine Mansfield tuberculosa, Sylvia Plath e Florbela Espanca com o suicídio.
Na casa dos trinta...Kafka nos legou O processo, Balzac eternizou uma personagem, Rulfo trouxe Pedro Páramo, Buda atingiu o nirvana, nasceu a Madame Bovary em Flaubert, Shakespeare investigou o "ser ou não ser" através do seu Hamlet, o mestre Guimarães Rosa já vasculhava o sertão com Sagarana, Camus fez Calígula, o Hiperion reluziu de Holderlin, As flores do mal brotaram de Baudelaire, sir Scott colocou sua dama no lago e Proust iniciou sua odisséia em busca do tempo perdido.
Na casa dos trinta... Vários nem encontraram a chave para abrir a porta: Castro Alves, Alfred Jarry, Shelley, Álvares de Azevedo, Anne Frank, Sarah Kane, Noel Rosa, Büchner, Thomas Chatterton, Tutankamon...
Na casa dos trinta... Lorca despediu-se das casas terrenas com A casa de Bernarda Alba, morada de lindas mulheres com menos e mais de trinta.
Na casa dos trinta... Mulheres nascem e morrem, moças sorriem, velhas choram seus prantos e meninas estendem a mão.
Na casa dos trinta...Também estou eu. E estão mãe joana e outras anas, cíntias, cássias, clarissas, cibeles, reginas, fabíolas, vanessas, adrianas, nadjas...e agora karina. Seja bem-vinda!