domingo, abril 01, 2007

eco e narciso

Echo and Narcissus (1903) by John Waterhouse

Diálogo tão pequeno...mas como diz tanta coisa...mas como dói...

Narciso, numa caça, perde-se na floresta, onde Eco, escondida, observa-o encantada.
Narciso -
Ecquis adest? - Há alguém?
Eco -
Adest. - Há alguém.
Narciso -
Veni ! - Vem!
Eco -
Veni! - Vem!
Narciso (que só ouve a própria voz) -
Quid me fugis? - Por que foges de mim?
Eco (ouvindo exatamente o que sempre quis ouvir e dizendo o que sempre quis dizer) -
Quid me fugis? -Por que foges de mim?
Narciso -
Huc coeamus – Aqui, unamo-nos .
Eco (saindo exultante de seu esconderijo) -
Coeamus - Unamo-nos!
Narciso (que finalmente vê Eco e descobre que a voz não é a sua própria) -
Manus complexibus aufer! ante emoriar, quam sit tibi copia nostri – Retira de mim tuas mãos que me abraçam. Antes morrer. Não me entrego a ti.
Eco (já apaixonada por Narciso e sem compreender sua recusa) - Sit tibi copia nostri – Me entrego a ti.