terça-feira, agosto 18, 2009

andré tavares e fernanda paquelet


Jeremias, profeta da chuva chega nas suas duas ultimas semanas na Sala do Coro do TCA (sex a dom, 20h). E teremos dois novos lindos atores com a gente: André Tavares como Jeremias e Fernanda Paquelet como Jerusah e Josefina. Que uma mãe nonana, uma sereia cearense de batom, proteja-nos nesta nova caminhada.

sábado, agosto 08, 2009

continuidades



Vejo este espetáculo. Ele mora no futuro. Terá um farol ou pedras vulcânicas. E será frio como um beijo guardado. As pessoas ficarão incomodadas e tristes. Um bom homem morrerá. É confortável saber que sempre haverá teatro, mesmo depois que eu estiver morta. A foto é de Jonas Bendiksen, do álbum Satellites. Ou é cenário desta peça improvável.

quarta-feira, agosto 05, 2009

suryanamaskar


Jeremias, profeta da chuva começa com um ritual de saudação ao sol, o Suryanamaskar. As pessoas não sabem do que se trata e por isso o rito-introdução divide opiniões, mas para mim sua presença sempre foi clara: desde a lembrança da saudação sendo aprendida com o maravilhoso ator e diretor da Paraíba, o Luiz Carlos Vasconcelos, do maravilhoso Vau da Sarapalha. E depois também quando eu soube que Padre Cícero - sertanejo de cabeça chata e lindos olhos azuis - era um estudioso do hinduísmo. A primeira cena é intitulada "Experiência com o sol" e no ritual, pedimos que ele venha suave e brando. Que nos ilumine, mas não nos queime. Houve momentos que a conversa com a estrela foi tão boa, que pedi chuva com tanta veemência, que quase cheguei a acreditar que toda a inundação no Maranhão era por minha causa.

sábado, agosto 01, 2009

segunda-feira, feira de santana

Na segunda, em Feira de Santana, acontecerá o I Encontro Literário da UEFS: (Re) leituras. Estaremos eu e vários amigos escritores nas seguintes mesas temáticas:
  • Confissão e ficção na literatura contemporânea.
  • O tecido da ficção: memória, escrita e representação.
  • A palavra e o corpo: a literatura como performance.

Estarei nesta última mesa e, com certeza, falarei também sobre Jeremias, uma palavra e um corpo meus neste momento. O encontro durará 10 horas e será um grande prazer estar novamente em Feira comunicando escritas.

Agradeço então, aqui, o precioso convite.